Sarcopenia é uma doença progressiva do músculo esquelético, caracterizada pela diminuição da força e da massa muscular. Esta condição está associada a uma maior probabilidade de quedas, declínio funcional e mortalidade.
A sarcopenia foi reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde em 2016, e muita pesquisa vem sendo desenvolvida para avançar no seu tratamento.
A sarcopenia pode ser classificada em:
- Primária: quando associada ao processo de envelhecimento. A massa muscular, assim como a massa óssea, atinge o pico na idade adulta jovem e, após um platô, começa a diminuir gradualmente.
- Secundária: quando desencadeada ou potencializada por doença crônica, câncer e/ou medicamentos.
Na prática clínica, suspeita-se de sarcopenia quando a pessoa relata quedas frequentes, sensação de fraqueza, lentidão ao caminhar, perda de peso, dificuldade para levantar da cadeira ou para realizar atividades da vida diária. Além disso, podemos utilizar o questionário SARC-F para a triagem da sarcopenia.
A baixa força muscular constitui o parâmetro primário de definição da sarcopenia, e sua avaliação é feita por meio de medidas da força de preensão palmar ou do teste de levantar da cadeira, que avalia a força do músculo da coxa. Em caso de diminuição da força muscular, o diagnóstico de sarcopenia deve ser confirmado pela presença de baixa massa muscular através de exames não invasivos, como a densitometria de composição corporal e a bioimpedância.
O médico deve proceder a uma avaliação criteriosa e identificar condições clínicas ou medicamentos que possam estar associados à sarcopenia.
O tratamento da sarcopenia baseia-se principalmente na prática de exercício físico, com ênfase no treino resistido. Além disso, pode ser necessária uma intervenção para adequar o aporte de proteínas na dieta e otimizar os níveis de vitamina D. Até o momento, não existe medicamento recomendado para a sarcopenia.
Na sarcopenia, como em muitas outras doenças, a prevenção é a melhor opção. É importante implementar estratégias preventivas eficazes para que as pessoas possam melhorar sua qualidade de vida e a saúde dos músculos, e assim evitar o surgimento da sarcopenia ou pelo menos amenizar este quadro complexo.